RIO – A partir de quarta-feira, o sinal analógico de TV no Rio e em outros 18 municípios do estado será desligado. Depois deste prazo, os consumidores só vão conseguir assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a mudança, a transmissão de canais da TV aberta no Brasil será realizada com melhor qualidade e mais estabilidade, sem chuviscos, ruídos, chiados e interferências.

Na capital fluminense e em outros 18 municípios do entorno (Itaguaí, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá), o desligamento do sinal analógico de TV foi iniciado no dia 25 de outubro e encerra no próximo dia 22.

Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, a orientação da Anatel é que o consumidor consulte o manual do fabricante.

Os aparelhos analógicos que possuem acesso à TV por assinatura já recebem o sinal digital das TVs abertas sem necessidade de conversor digital.

As pessoas que participam de algum programa social do governo federal nas 19 cidades que migrarão do sinal analógico para o digital podem agendar a retirada gratuita de seu kit, contendo conversor, antena e cabos, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pela internet. Esse canal de atendimento foi disponibilizado pela Anatel. Para saber se tem direito, é necessário acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit.

Veja se você precisa adaptar seu televisor:

TV de tubo: Independente do ano de fabricação, não é digital.

TV LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV: modelos fabricados até 2010, provavelmente não são digitais. A partir de 2010, provavelmente são. Para ter certeza, confira o manual da sua TV ou ligue para o fabricante.