A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na última quinta-feira (23) que os consumidores que comprarem celulares piratas no ano que vem terão seus aparelhos bloqueados.

A medida começará a ser aplicada a partir de 9 de maio de 2018 e, primeiramente, afetará smartphones em operação no Distrito Federal e em Goiás. Nas demais regiões do Brasil, o bloqueio ocorrerá em duas fases, programadas para 8 de dezembro de 2018 e 24 de março de 2019.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Os celulares considerados piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou que tenham o IMEI (International Mobile Equipment Indentity), uma sequência de números que funciona como uma espécie de impressão digital dos celulares, adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

Além de celulares, outros aparelhos, como tablets e máquinas de cartão de crédito, que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras, poderão ser alvo do bloqueio.

Leia mais
Cansou de sofrer com internet, TV ou telefone? Reclame na Anatel e seus problemas serão resolvidos
15 estados brasileiros têm ligações gratuitas liberadas nos orelhões; veja a lista completa
Sinal fraco? Confira dicas para melhorar a recepção em seu celular

Para descobrir se o celular tem IMEI e é regular, basta discar *#06#. Se nenhum número aparecer na tela ou se a sequência for diferente da que aparece na caixa do aparelho, é muito provável que o smartphone seja falsificado. Os clientes que tiverem celulares piratas receberão uma mensagem 90 dias antes do bloqueio.

Vale ressaltar que a medida só será aplicada em celulares sem IMEI que entrarem na rede a partir de 2018. Os clientes que adquiriram celulares falsificados anteriormente não terão os aparelhos bloqueados.

 

Medio: 33 giga